O diafragma como usar?

O diafragmaé o diâmetro da abertura das lentes e é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais se adapta a fotografar em locais com pouca luz).

Se precisar fotografar sem flash no interior de uma igreja, quanto menor for o “f” da sua lente mais luz vai deixar entrar.158_f_03158_f_10

Diafragma mais aberto = mais luz = menor o número.
Diafragma mais fechado = menos luz = maior o número.

Quanto maior for o número, menos será a quantidade de luz a entrar  pela objetiva, e menos luminosa a imagem. Esta escala é representada apresenta da seguinte forma: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/64.

Abertura pequena f/ 16=menos luz
Abertura pequena f/ 16 = menos luz
  f/ 5.6=mais luz que a anterior
f/ 5.6 = mais luz que a anterior
Abertura grande f/ 1.4=mais luz
Abertura grande f/ 1.4 = mais luz

O tamanho da abertura também pode ser usado para intensidade do desfoque do fundo da imagem (bokeh)

Quando pretender isolar o seu assunto principal, por exemplo em fotografia de retratos, pode usar a abertura para isolar o seu assunto principal desfocando completamente o seu fundo e criando aquele efeito cremoso no fundo da fotografia.

f/ 5.6
f/ 16 fundo menos desfocado
f/ 5.6
f/ 5.6 fundo mais desfocado e assunto principal mais isolado

Divirtam-se e boas fotografias.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNikon D90
Próximo artigoO que é o ISO e como usar e compreender
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

1 COMENTÁRIO