Modo de prioridade de velocidade (TV ou S)

Enquanto ajustar o diafragma oferece a possibilidade de controlar a profundidade de campo, o modo de prioridade de velocidade dá-nos a opção de adicionar uma noção de movimento à fotografia.

Para entender isso, imagine uma câmera completamente imóvel e pessoas a movimentarem-se na sua frente. Quando mais tempo o obturador da câmera ficar aberto, mais instantes das pessoas realizando aqueles movimentos serão capturados na mesma imagem, e disso vem a ideia de movimento.

Controle o movimento

O modo Tv adequa-se em especial às fotografias com cenas em movimento, cenas de desporto, vôo de aves, etc. mas não apenas se quiser também fazer fotografias criativas, congelar a água de uma fonte ou fazê-la ficar cremosa e suave.
Assim, no modo Prioridade de Obturador de Velocidade (Tv), pode fixar-se a acção ou criar um efeito de arrastamento.
Por exemplo na foto de um fontanário (repuxo de água) pode obter-se efeito de arrastamento ou acção desfocada com 1/30 seg.; para fixar a acção (fixar o repuxo de água) pode utilizar-se uma velocidade rápida, por exemplo: 1/2000 seg.

Dê movimento às suas fotografias

Para fixar a acção ou motivo em movimento, utilize uma velocidade do obturador rápida, como 1/4000 seg. a 1/500 seg.
Para criar um efeito de arrastamento quando se fotografa uma criança ou um animal a correr, criando a impressão de movimento rápido, utilize uma velocidade média do obturador, como 1/250 seg e 1/30 seg. Siga o motivo em movimento através do visor e carregue no botão do obturador para captar a imagem. Se utilizar uma teleobjetiva, segure-a bem para evitar a vibração da câmara, chama-se a esta técnica “panning”
Como criar efeito de arrastamento quando fotografa a água de um rio ou de uma fonte, utilize uma velocidade lenta do obturador de 1/30 seg ou menos. Utilize um tripé para evitar a vibração da câmara.shutter-slow
Defina a velocidade do obturador de modo que a indicação de abertura não pisque ou emita outro sinal equivalente de alerta, pois se carregar no obturador até meio e alterar a velocidade do obturador enquanto a abertura aparece no visor, a indicação de abertura vai alterar-se de modo a manter a mesma exposição (quantidade de luz captada pelo sensor de imagem). Se exceder o intervalo de abertura que pode ajustar, a indicação de abertura começa a piscar ou emitir sinal similar no sentido de alertar que não é possível obter exposição-padrão.
Se a exposição for demasiado escura significa que foi utilizada uma velocidade superior ao necessário; se a exposição for demasiado clara, significa que a velocidade utilizada foi demasiado lenta.
Divirtam-se e boas fotografias