Guia prático fotografia de Retrato

Videógrafo

Neste dicas e conselhos vou explicar de forma sintética o que acho que são a melhor forma de obter bons retratos:

Trata-se de um guia prático fotografia de Retrato despretensioso e é o que funciona melhor para mim.

Proximidade (aproxime-se) para captar as emoções e expressões faciais da pessoa retratada

Posicione-se  Nas fotografias de crianças procure os locais onde brincam coloque-se ao nível das crianças para dar relevo às suas expressões faciais. Veja este artigo vai ajudar e criar inspiração.

Os olhos (em foco) deve ser o ponto de foco principal num retrato (a não ser que queiramos chamar a atenção para outras regiões do corpo).

Experimente planos aproximados, foque na testa e  no queixo para evidenciar as feições da pessoa fotografada

Regra dos terços. Opte por enquadramentos diferentes e originais. Prefira sempre colocar a pessoa fotografada num dos terços da fotografia.

Retratos que envolvam o meio onde a pessoa está a ser fotografada são a génese do fotojornalismo. Seja criativo. (pescador a arranjar a rede, o cozinheiro a mexer a comida etc).

Para obter retratos perfeitos a luz é crucial. Para acentuar pequenos detalhes, a luz deve ser lateral.

Brinque com a luz alguns dos retratos mais impressionantes são feitos com recurso À contra luz.

Use e abuse do fill flash o “Flash de Preenchimento” pode imprimir características de dramatismo na pós-produção digital.

Utilize fundos simples (planos e pouco complexos) e que possuam um bom contraste em relação à pessoa retratada.

Utilize o diafragma o mais aberto possível para que o fundo fique bem desfocado.

E porque não incluir pessoas em fotografias que não são de retrato? Ao colocar pessoas em cenários minimalistas, torna as suas fotografias mais misteriosas, use e abuse da sua criatividade (uma grande perspectiva de uma nave de uma igreja a preto e branco com apenas uma pessoa)

Lentes: Use lentes com uma grande abertura focal (quanto menor o número maior a abertura)

Lentes: 50MM 1.8 é uma boa opção low cost para quem começa

Sensibilidade: ISO 100 a 200

Abertura: Se quer desfocar o fundo (bokeh) tente abrir a sua lente ao máximo. Veja mais aqui sobre bokeh.

Velocidade do obturador: 1/125

Balanço de brancos: (white balance) Automático