Guia de equipamento a levar quando vai de férias

Todos os direitos John Daly

Pois é vou de férias e agora?

Neste dicas e conselhos vou tentar ajudar a escolher o equipamento que devemos levar, pelo menos o que funciona comigo.

Quando estamos a preparar o nosso equipamento de fotografia para umas férias, é difícil decidir o que levar. Você quer ter o equipamento suficiente para obter boas fotografias, mas não tanto que pese muito ou ocupe muito espaço em sua bagagem.

Se vai de férias com uma intenção fotográfica específica em mente, como um safari, a sua decisão é relativamente fácil e decidir quais as lentes vai levar. Mas se o destino é uma cidade ou país, onde é provável que se vá deparar com uma infinidade de situações fotográficas diferentes, pode ser difícil decidir quais as lentes levar, e  as que deixar em casa.

Fotografia captada com uma lente 24mm por Steve Mahon
Fotografia captada com uma lente 24mm por Steve Mahon

POUCO PESO E CRIATIVO:

LENTE PRIME

Para quem quer pouco peso flexibilidade e muita luz e viajar com uma câmera digital DSLR, considere apenas uma única lente prime (distância focal fixa), por exemplo, uma 24 milímetros, 35mm, 50mm, ou 85 milímetros. Embora você possa perder a conveniência de uma lente zoom, lembre-se que você ainda pode ” fazer zoom com os pés” ao usar uma lente prime

No entanto, quando utilizamos apenas uma única lente principal, o objetivo não deve ser realmente a tentar obter os mesmos fotografias como se estivesse usando uma lente de zoom. Em vez disso, deve fazê-lo pensar de uma forma diferente, e deve tentar tirar fotografias utilizando a distância focal fixa como uma vantagem a seu favor.

Se decidir tentar usar a sua criatividade, fotografando apenas com uma única distância focal, eu recomendo tente fazer isso antes de ir de férias. Desta forma, pode ver que tipo de fotografias trabalhar com essa lente particular, e que tipos de fotografias não deve fazer, antes de sair.

Além de forçá-lo a desafiar a sua criatividade, fotografar com uma única lente  tem outros benefícios:

  • Lentes prime são geralmente menores do que as lentes de zoom.
  • Sem a necessidade de mudar de lente não deve ter que se preocupar com o seu sensor da câmera ficar sujo
  • Lentes prime geralmente têm aberturas máximas mais rápidas, por exemplo, f / 1.4. Isto permite-lhe tirar fotografias com um foco mais rápido com o fundo mais desfocado e com menos luz.
Fotografia captada com uma lente 18-200mm por Tony Taffinder
Fotografia captada com uma lente 18-200mm por Tony Taffinder

PESO MÉDIO CONVENIENTE

LENTE ZOOM MÉDIA

Para maior comodidade, é difícil bater comodidade da lente zoom. Estas estão disponíveis numa gama variada de distâncias focais, por exemplo, algumas mais modestas 24-70mm (para uma DSLR full frame) ou 17-50mm (para uma DSLR APS-C), ou algumas bastante extremas (conhecidas como ‘superzooms’), por exemplo, 28-300mm (para uma DSLR full frame) ou 18-200mm (para uma DSLR APS-C).

Geralmente quanto mais curto o intervalo de zoom, maior será a qualidade da imagem que lente vai produzir.

Esta é a minha escolha para este ano, irei levar apenas a minha EOS 5D com a FE 24-105L F4

Estas lentes vão de uma grande angular média a uma teleobjectiva média, o que lhe permite captar a maioria das coisas das ruas da cidade e para retratos.

Embora conveniente, estas lentes tendem a ter uma abertura máxima menor do que as lentes prime. Isso significa que elas não são tão adequadas para fotografia com pouca luz (embora com câmeras capazes de ISO elevado, nos dias de hoje esta é uma preocupação menor que há uns anos atrás).

Fotografia captada com uma lente 135mm por Nathan Mccreery
Fotografia captada com uma lente 135mm por Nathan Mccreery

MUITO PESO TUDO PENSADO

LENTES PRIME, GRANDE ANGULAR E ZOOM

Se quiser cobrir praticamente qualquer situação com que vai se deparar, a seleção acima de lentes vai cobrir quase todas as situações. Mas

Fotografia captada com uma lente 24mm por Steve Mahon
Fotografia captada com uma lente 24mm por Steve Mahon

não todas, para isso precisaria trazer tantas lentes iria precisar de alugar um tuk tuk só para as carregar.

Uma lente de zoom grande angular, tal como uma 10-20mm, 12-24mm, 14-24mm, 16-35mm ou 17-40mm, vão revelar-se ótimas para se locomover na vastidão de uma cena bonita do país, praça da cidade, ou num mercado movimentado. Os amplos ângulos de que estas lentes permitem também podem ser usadas com grande efeito criativo, enfatizando objetos em primeiro plano e dando um grande sentido de perspectiva.

A lente zoom grande angular também pode vir a ser útil em lugares apertados onde quer fotografar a cena completa e não pode se mover-se mais para trás, por exemplo, uma pequeno rua onde se vende algo.

Uma zoom, como uma lente 70-300mm 70-200mm virá a ser útil para tirar fotografias de coisas à distância, ou animais selvagens. Elas também são úteis para escolher os detalhes mais elevados em prédios, e pode fazer fotografias de retrato razoáveis ​​também.