Fotografia de retrato “O Olhar”

Na fotografia de retrato os olhos são um dos aspetos mais importantes a ter em conta.

Tente olhar para um qualquer retrato que tenha em casa, já verificou que o primeiro local onde a sua atenção se prende são os olhos da pessoa fotografada e só então presta atenção aos restantes detalhes.

Neste dicas e conselhos vou explicar como iluminar os olhos da pessoa fotografada de forma a ficar com aquele brilho que só estamos habituados em fotografias profissionais de grandes produções fotográficas

A esse efeito damos em fotografia o nome de “catchlights”.

A maioria das pessoas não sabe mas aquele brilho tão bonito que estamos habituados a ver nessas produções decorre ou da luz do flash ou de pós produção em photoshop.

Em primeiro lugar, vamos conhecer o seu flash:

flash

A maioria dos flash’s atuais vem com um rebatedor de luz e um difusor, e no caso vamos nos debruçar sobre o rebatedor de luz.

Se já leu um pouco como escolher o seu flash externo, deve já conhecer estas funcionalidades.

O rebatedor de luz vai ser determinante para numa produção mais económica conseguir aquele efeito de brilho nos olhos glamoroso e delicioso que tanto gostamos de ver nas fotografias de retrato.

Como fazer:flash rebatedor

Em primeiro lugar recolha o difusor e deixe apenas o rebatedor de luz para fora do seu flash.

De seguida e sabendo que se tiver um teto branco, e por esta altura já deve saber que  o branco rebate luz e o preto absorve luz, e sobre isto também poderá de gostar de ler este artigo.

Depois coloque cabeça do flash apontando para cima num ângulo de 90 ° deixando o rebatedor de luz apenas para fora da cabeça do seu flash.

Mas como funciona tudo isto?

Funcionamento

Se  colocasse a cabeça do flash nesta posição sem o rebatedor, a luz do flash só iria iluminar o modelo de um ângulo elevado, ainda que com uma luz suave, pois era refletida, mas podia fazer sombras escuras debaixo dos olhos.

É para isso que serve este painel refletor ou rebatedor, para ajudá-lo nestas situações.

O rebatedor vai refletir uma pequena quantidade de luz em linha reta na direção do modelo reduzindo as sombras e criando “catchlights” nos olhos do modelo fotografado.

Catchlights

Simples não é?

Se o seu flash for um modelo mais antigo que não tenha este rebatedor, não desespere, eis uma prática forma de o fazer.

DIY

Conselhos:

Aponte sempre a 90º Graus, para a frente, não vai conseguir o efeito “catchlights” se apontar para esquerda ou direita

Não se distancie mais do que 1,5 Metros do seu modelo.