Fotografar em preto e branco

Eu sei que a maioria dos fotógrafos amadores tradicionalmente fotografa em JPG, desconhecendo a quantidade de informação guardada pelo RAW. Fotografar em RAW permite na pós produção obter os detalhes que o JPG não guardou.

Fotografe em RAW

Se a sua câmera não tiver a opção de fotografar em RAW, fotografe a cores e em pós produção converta para preto e branco.

Vidas passadas

Baixo ISO

Fotografe sempre que as condições de luz o permitirem com o ISO mais baixo possível, o ruído fica mais evidente nas fotografias a preto e branco, a não ser que seja propositado dar aquele look cheio de ISO, fotografe sempre que possível com o mais baixo ISO possível.

Quando fotografar

A maior parte dos fotógrafos gosta de fotografar a preto e branco em situações de baixo contraste, quando uma cena está saturada de branco e o tema principal que queremos evidenciar se sobressai. Eu no entanto gosto de fotografar a preto e branco em situações que queremos destacar sentimentos, emoção, drama, ou glamour.

mendigo

Procure mudar o mundo com o seu olhar

Mãe pede ajuda na porta de uma Igreja
Mãe pede ajuda na porta de uma Igreja

    Composição

As regras que conhece para fotografar a cores, aplicam-se globalmente no preto e branco, no entanto se quer fotografar a preto e branco começe por treinar o seu olhar e dar mais importância ao contraste, à textura,as formas e às tonalidades do seu ponto de interesse ou assunto a fotografar. Preste também atenção às sombras e às luzes altas “high lights”.

rasta

Pós produção

Software de edição de imagem são uma ferramenta essencial, e há um que destaco para o preto e branco o SILVER EFEX PRO

Não tenha medo de errar, aproveite e desafie o seu olhar, ouse fotografar em preto e branco.

Divirtam-se e boas fotografias

Deixar uma resposta