Fotografar a preto e branco

Fotografar a preto e branco
IMG_0632
Alcácer do Sal, Alentejo Portugal

Quando se trata de imagens em preto e branco, ser capaz de “ver” como a sua fotografia vai ficar em preto e branco é uma habilidade fundamental. É importante entender como a cor da imagem que vê através do visor da câmera vai se traduzir numa imagem monocromática. Para obter os melhores resultados, tem que olhar para além das cores, e em vez de tentar visualizar como uma fotografia de formas, texturas tente a ver em forma de tons.

O sucesso das suas fotografias a preto-e-branco depende de vários fatores diferentes, mas a principal coisa a ter em atenção é o tema principal que vai fotografar que aparece em um tom significativamente diferente de cinza ao fundo. Em seguida, olhar para fora para subtilezas de tom e textura que irá adicionar profundidade a suas imagens.

Londres 2015 (20 of 327) copy
Londres, Inglaterra

É tentador pensar que o balanço de brancos não importa se vão depois remover a cor, mas porque o sucesso de qualquer conversão depende das cores que se traduzem com sucesso em tons atraentes é importante que capte a imagem na tonalidade correta.

Reconhecer com a prática o que funciona e não funciona em preto e branco é fundamental, dito isto, então porque não tentar converter algumas das suas imagens existentes a preto e branco para obter uma melhor noção do que vai trabalhar.

Contraste

Um dos aspectos fundamentais da fotografia a preto e branco é que toda a sua composição depende de contraste. Por esta razão, olhar para fora da máquina e procurar temas que apresentem linhas, formas simples e fortes é determinante. São muitas vezes, as sombras que definem a forma, então preste atenção às áreas de sombra, assim como as de luz.

IMG_0030
Cais da Carrasqueira, rio Sado, Portugal

Tom

Fotografias a preto e branco, na verdade, incluem toda uma gama de cinzas, que adicionam variações suaves às suas imagens. Normalmente, você olha para imagens que se traduzem numa variedade de tons de preto para branco, mas também pode obter grandes resultados onde o assunto é principalmente luz alta (high-key) ou escura (low-key).

Texturas e detalhes

Detalhes suaves ou texturas fortes como pedra castigada pelo tempo, de folhas ou de nuvens, pode ajudar a dar profundidade e interesse nas fotografias a preto e branco. Iluminação lateral forte é perfeito para trazer para fora a textura em qualquer tema. E pode usar luz natural, seja criativo com flash para criar sidelighting (luz lateral) nos seus temas a fotografar.

oceanáriobw
Oceanário de Lisboa, Portugal

Composição gráfica

As imagens em preto e branco precisam de composições fortes para realmente funcionar. Mantenha-se atento às linhas fortes ou aos recursos da sua cena que podem ser usados como linhas principais, ou posicionados na diagonal do quadro para criar imagens dinâmicas.