Fotografar a Lua

Gosta de fotografar a lua?

super-moon-largest-lisbon-portugal_33535_600x450Boas notícias para os fotógrafos que gostam de fotografar a lua.

Os admiradores da lua não podem deixar de contemplá-la no próximo domingo, dia 10 de agosto.

O nosso satélite natural estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.

O fenômeno é conhecido popularmente como superlua, e ocorre quando o astro atinge sua fase cheia próximo ao perigeu, o ponto da órbita lunar localizado mais próximo da Terra.

O motivo desse tipo de aproximação é o formato elíptico da órbita, que fica 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta no perigeu em comparação com o apogeu, o ponto mais distante. O evento da superlua não é raro  acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos e este fenómeno só se deve repetir daqui a 20 anos.

 SuperMoon-June2013

Ao longo da noite, conforme nosso satélite natural for ficando mais alto no céu, a impressão vai se perdendo, por isso o horário ideal para a contemplação será no fim da tarde.

Conselhos para a fotografar vá para o campo, procure observar a lua ao fundo de algum tema que lhe dê mais interesse por exemplo uma árvore.

Ter algum ponto de referência parece amplificar a percepção de tamanho. O mesmo vale para cidades, com suas casas e prédios, que dão um charme especial para a cena.

Se  for fotografar a superlua, as mais bonitas são aquelas com construções por perto.

Caso tenha interesse neste assunto, pode fazer o download e  tenha sempre por perto esta tabela, entre outros dados, o dia e hora exatos de todas as superluas até 2032, discriminando os horários de lua cheia e perigeu lunar. Os fenômenos mais promissores estão assinalados a vermelho.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAdobe Camera Raw 9.1.1 disponivel para download
Próximo artigoTabela lua cheia até 2032
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.