Equipamento essencial para fotografia de paisagem

Se estiver interessado em ir para locais e captar algumas fotografias de paisagem de alta qualidade, aqui está uma lista abrangente de conselhos e equipamento que deve considerar,  para aumentar suas hipóteses de obter bons resultados.

Investigação use a internet

Sempre que  começo a planear uma sessão de fotografia num local particular, eu costumo começar por pesquisar esse local na internet. Se é um local relativamente bem conhecido, provavelmente vai encontrar alguns sites muito interessantes e abrangentes bem como fotografias realizadas por outros fotógrafos. O problema é, se é um local muito conhecido, vai encontrar uma tonelada de informações pouco interessantes e até mesmo erradas.

Carregando o seu equipamento

O seu equipamento custa centenas de euros, ou mesmo milhares,  se  pretende poupar algum dinheiro, uma mochila não é onde certamente vai querer contar os tostões. Quando se trata de escolher uma mochila para levar o seu equipamento é muito importante que você use algo que é forte e resistente à água, com preenchimento reforçado.

Uma câmera resistente (weather sealed) 

De um modo geral, por várias razões, eu ainda prefiro muito mais uma DSLR (como a Nikon D300)  às modernas câmeras mirrorless (sem espelho). Apesar de ter uma full frame como a Canon 5d classic para fotografia de paisagem. O motivo é que alguns modelos DSLR são significativamente mais resistente e à prova de intempéries do que as mirrorless.

Pondere também investir numa capa de chuva de qualidade para sua lente / câmera.

Vidas passadas

     Não poupe no seu tripé

Na verdade, este é o único acessório  mais do que qualquer outro que eu recomendaria que considere em gastar algum dinheiro, com o objectivo de selecionar um tripé de alta qualidade.

Um tripé frágil pode sair-lhe caro, basta  apenas uma boa rajada de vento para derrubar um tripé instável. Ter uma câmera e lente dispendiosa, mas um tripé de baixo custo é como colocar quatro, pneus velhos num Ferrari, tornando uma máquina performante num veiculo perigoso.

Lentes

Isto é onde a diversão começa, e termina a saúde sua carteira. As lentes são as peças mais importantes do equipamento. Você pode ter a melhor câmera, tripé, mochila, cartão de memória, e os acessórios disponíveis, mas se não tiver lentes de qualidade, vai comprometer gravemente a sua capacidade de tirar  boas fotografias.

IMG_0030

Disparador remoto

Este é muitas vezes esquecido por muitos fotógrafos, mas acredito firmemente que ter um disparador remoto faz uma grande diferença. Sem um, você tem que pressionar fisicamente no botão da câmera. Por mais cuidadoso seja irá  sempre introduzir alguma trepidação. Se quiser que sua imagem seja o mais detalhada possível, você não deve tocar em nada.

Filtros

Para fotografia de paisagem é essencial ter alguns filtros, vou deixar aqui alguns conselhos:

Polarizador Circular:

Um filtro de polarização ajuda a atenuar a desagradável reflexão, dura do sol nos objetos brilhantes, tais como água ou qualquer coisa molhada. Para fazê-lo funcionar, colocar o filtro e rodar até ver o brilho desaparecer e parar de girar o filtro. Um polarizador também ajudará a escurecer um céu azul e torná-lo um azul mais profundo, mais rico.

Filtro de densidade neutra:

Um filtro ND atua basicamente como óculos de sol para sua lente, ele bloqueia a luz de atingir o sensor da câmera, atrasando assim  a exposição. Por exemplo, um filtro ND 3-stop (geralmente denotada como uma 8X ou filtro ND 0.9) permite três stops de menos luz. Um filtro ND 5 permitirá cinco stops menos luz, e assim por diante. Para o fotógrafo de paisagem eu recomendo ter filtros de um 2-stop, 3-stop e 10-stop. Se você quiser fazer algum trabalho de waterscape , o 10-stop vai ajudar a tornar a água  suave e sedosa. Também pode esticar nuvens ou transformar as pessoas em fantasmas invisíveis com filtros

Filtro de densidade neutra graduados:

Estes são semelhantes aos filtros ND, mas em vez de todo o filtro a ser matizado, apenas a parte superior é escurecida, com o tom ficando mais escuro do centro para a borda. Assim, por exemplo, se  estiver a fotografar o horizonte com um céu que é  mais brilhante do que o seu plano, pode usar um filtro ND graduado para ajudar a destacar o primeiro plano , sem esbater o horizonte. Será mais fácil de equilibrar a quantidade de luz recebida a partir tanto do horizonte mais brilhante e o primeiro plano.

Filtro UV:

Supostamente estes filtros foram criados no tempo das fotografias de filme, a função básica deles neste momento é proteger o vidro da sua lente.

Baterias extra e cartões de memória adicionais:

Sempre, sem exceção, leve uma bateria extra para sua câmera, um cartão de memória extra, e uma bateria extra para qualquer outro dispositivo que necessite de bateria. Se levar um flash que leva quatro pilhas AA, leve um conjunto extra de mais quatro.

Dito isto…

Divirtam-se e boas fotografias.