Distância focal e abertura

Este artigo foi elaborado para responder a algumas questões dos iniciantes a este mundo maravilhoso da fotografia.

A distância focal de uma objectiva é muito importante na composição fotográfica, esta determina a área de uma cena que a câmara pode “ver” quando olha para o visor ao tirar uma fotografia.

Em todas as objectivas, existe um número que indica a distância focal. E um número que determina a abertura máxima da lente.

A distância focal é sempre medida em mm.

As lentes com menor distância focal são lentes que normalmente são usadas para fotografia de paisagem.

Já as lentes com grade distância focal são conhecidas como teleobjectivas. Estas fornecem um campo de visão estreito, aproximando-o do tema. São óptimas para quando quer ver um tema, como um atleta num estádio ou um animal selvagem, com a maior ampliação possível, mas não se pode aproximar.

Na prática, quanto maior a distancia focal, mais a lente aproxima o assunto.

Quanto menor mais ampla é a imagem.

distancia-focal

 

Quanto à abertura da lente, a abertura do diafragma é medida por um valor “f/x”, onde x é o número correspondente à abertura.Atenção: quanto maior esse número, mais fechado o diafragma está. Quanto menor esse número, mais aberto o diafragma está.

Deixo-vos um video para para uma explicação mais detalhada.