Desenvolva um olhar fotográfico

Já pensou se tem ou não um olhar fotográfico?

Neste dicas e conselhos vou ensinar algumas regras básicas que funcionam comigo para ter um olhar fotográfico, e para isso basta treinar.

Tente perceber a luz e como ela funciona:

Entender a  a luz e as sombras é fundamental. Estar ciente da qualidade da luz ao seu redor (luz dura contra luz suave) e seu efeito sobre objetos, edifícios, etc. Quanto mais consciente você se torna da qualidade e quantidade de luz, melhor você estará em aproveitá-la e fará trabalhar a seu favor,  não importa a hora do dia.

Obrigue-se a si mesmo a ver com regras básicas de composição

Há muitas formas de educar a sua visão e todas eles começam com a capacidade de aprender a ver o que o rodeia como se estivesse a fazer um enquadramento fotográfico ao fazê-lo desta forma vai facilitar as decisões que você faz antes de  pressionar o botão da câmera.

Use ponto de foco e profundidade de campo para direcionar para o seu ponto de interesse.

A maneira óbvia de levar olhar a focar o assunto e utilizando a profundidade de campo para que não haja nenhum engano a respeito de onde o olho deve ir. Leva apenas uma fração de segundo para bloquear o foco e recompor.

As linhas principais

Muitas vezes ignora-se este tema, mas visualizar as linhas principais é uma ferramenta poderosa.

A regra dos terços

Esta é uma das decisões mais importantes que vai fazer em relação à sua composição. Não deve usar a regra de forma cega,  e também  pode quebra-lá, se for intencionalmente.

A importância das cores

Se há pouco referi que o ponto de foco  é forma de poder direcionar o olhar, a cor é outra ferramenta de composição poderosa. Em alternativa, porque a cor chama a atenção, também é um motivo para converter sua imagem colorida em Preto e branco para remover distracção elementos coloridos e fazer imagens mais fortes!

Menos é mais

Aprenda a fazer imagens mais fortes, deixando elementos desnecessários fora da fotografia. Por vezes decidir deixar de fora da fotografia durante a sua composição pode fazer a diferença entre uma fotografia simples e uma sensacional.

Aproxime-se

Objetos, mesmo os mais comuns, ao chegar mais perto está a mostrar pormenores que a maioria das pessoas não se apercebem e estes podem fazer toda a diferença na sua fotografia.

Conte histórias

Uma fotografia pode conter em si uma história e ter a capacidade de conseguir coverter uma fotografia numa história é fazer com que uma imagem fale por si