-Publicidade-
Inicio Conselhos e Dicas Converter os seus negativos em digital

Converter os seus negativos em digital

-Publicidade-
-Publicidade-

Quem não já viu numa gaveta, ou num baú, esquecidos, em casa dos pais, dos avós aqueles saquinhos cheios negativos e teve vontade de saber se aquelas tiras guardam ou não fotografias de outros tempos, nossas, dos nossos pais, dos nossos avós, pequenos tesouros esquecidos, que o tempo deixou para trás na obsolescência do filme a favos da tecnologia digital.

Pois saiba neste artigo que é possível converter os seus negativos a baixo custo.

sktd13a.velika

Para além de algumas lojas especializadas que ainda o fazem, sabia que o pode fazer em casa?

Nas minhas aventuras com câmeras clássicas senti a necessidade de fotografar com filme, e tinha três soluções possíveis, ou fotografava mandava revelar e imprimir todas as fotografias, digitalizando depois as impressões, ou mandava revelar os filmes e converter diretamente para digital numa casa especializada, ou mandava revelar os filmes e eu mesmo convertia para digital.

Sendo que ainda havia uma quarta que era eu fazer tudo, revelando eu os meus próprios filmes e digitalizando eu os meus filmes.

A quarta opção foi por mim para já descartada, demasiado moroso, com químicos em casa.

Sendo que optei por mandar revelar e eu próprio digitalizar os negativos.

Uma nota importante, o seu scanner ou multifunções tradicional não serve para digitalizar negativos, pois necessita de uma luz que ilumine de cima para baixo e não apenas de baixo para cima, como são os tradicionais scanners.

Desta feita pensei, vou adquirir um scanner específico para tal.

Após algumas pesquisas rapidamente cheguei à conclusão que iria gastar cerca de 150,00 euros a 300,00 euros, num scanner atual que me permitisse continuar nas minhas aventuras analógicas.

Fiz uma pesquisa na web e percebi qual era a resolução indicada para digitalizar negativos, e cheguei a uma conclusão acima de 2000 DPI, é mais que suficiente para digitalizar um frame de um negativo com qualidade.

A evolução tecnológica é uma constante e a obsolescência do material informático é imposta pelas marcas e fabricantes a uma velocidade vertiginosa, e pensei, para as minhas aventuras analógicas, posso perfeitamente adquirir um scanner com capacidade para negativos, a um valor em conta.

IMG_20160229_111521

Feita uma pesquisa nos sites populares de compras em segunda mão on line, consegui adquirir um HP G4010, com capacidade de digitalizar negativos e transparências de slide de 35mm por apenas 20,00 euros tendo o mesmo custado cerca de 150 euros 4 anos atrás, com a particularidade de ter drivers para o recente Windows 10.

Fantástico não é?

IMG_20160229_111513

Oportunamente irei escrever sobre como fazer, o software que uso para a conversão, e mostrar os resultados obtidos, que desde já posso dizer que são fantásticos e tendo sido uma fantástica surpresa para mim a revelação de tesouros fantásticos esquecidos em gavetas e baús cheios de momentos esquecidos no tempo.

SEM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta