Conselhos para entrar no mercado da fotografia profissional

Quer dedicar-se à fotografia profissional?

Em primeiro lugar, tenha certeza. Descubra quem de verdade você é, a resposta para onde você deve ir está lá.
No seu trabalho atual sente que perdeu o encanto, gostava de mudar? O mau humor ficou constante ou você está passando muito tempo triste? O que há de bom e que você não tem feito? A existência da certeza que a fotografia faz parte de você já é o norte do caminho para ser descoberto.

Seja assertivo. Use o dinheiro do atual emprego para te preparar para o próximo.
Estude, conheça fotógrafos que você admira, construa Noas referências. Workshops são fantásticos para isso. Faça cursos on line, tem diversos gratuitos inclusive. Se tiver dinheiro e tempo, uma faculdade de fotografia será uma ótima base de fácil acesso.

Avalie o seu orçamento. Compre o corpo de câmera que conseguir a lente que seu orçamento permitir, se não conseguir comprar nova compre usada
Se não der para ir de DSLR, vá de compacta. Uma Canon G12 usada custa R$600,00 e vai te ajudar a formar seu primeiro Portfólio. Antes de comprar uma DSLR pense que a câmera é descartável, a lente é para toda a vida. A velocidade frenética das novas tecnologias aposentam cada vez antes um corpo de câmera.

Tenha um plano financeiro. Você precisa de um Portfólio.
Use os recursos e conhecimentos que tiver para analisar quando e qualserá o ponto de equilíbrio financeiro para a sua fuga do atual emprego. Se não tiver trabalhando no momento, avalie o recurso que você tem guardado ou quem pode te ajudar e com quanto. Até ganhar algum dinheiro com a fotografia vai levar tempo, pelo menos até você formar um Portfólio.

O Mercado é enorme e global. Pode acreditar, que há para si! Há sempre lugar para os melhores. É o mercado que faz a seleção.
Não esqueça que vivemos em uma sociedade que a imagem tem poder.

Tenha parceiros. Ninguém consegue nada grande sozinho.

Procure  boas parcerias.

Tenha autoconfiança. Ninguém vai te dar isso, mas se procurar direitinho ela está dentro de si.

Boa sorte e boas fotografias

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNikon Df gold edition
Próximo artigoDenali uma história comovente
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta