-Publicidade-
Inicio Conselhos e Dicas Como escolher um rolo de filme

Como escolher um rolo de filme

-Publicidade-
-Publicidade-

Decidiu dar o passo de fotografar em filme? e neste momento já tem uma câmera fantástica que mal pode esperar para usar. O que fazer agora? Pois está claro tem que comprar algum rolo de filme. Mas isso parece mais fácil dizer do que fazer … qual deles é deve escolher? Um bom sitio para começar é olhar para exemplos de fotografias tiradas em diferentes marcas de filme. Existem milhares de exemplos:

Pelo que aconselho a dar uma vista de olhos no Flickr e procurar pelo nome de filme e ver os resultados que são obtidos com cada um deles
filmstrip_tri-x400
Estes são alguns dos mais comuns e fáceis de encontrar tipos de filme, mas nem por isso são as únicas marcas disponíveis. Agora que tem como referência alguns exemplos e já se está a sentis inspirado, deixe-me apenas abrandar um pouco esse ímpeto e chamar a atenção para o seguinte, porque a realidade do filme é esta:
Tudo vai depender de que tipo de fotografia pretende, a fotografia analógica faz depender do filme escolhido o efeito desejado, ou seja, há 30 anos atrás quando um fotógrafo pretendia tirar fotografias, escolhia o rolo de acordo com o que pretendia.
Agora no digital ajusta os settings da máquina ou faz em pós processamento, no digital o processamento era feito através da escolha do filme ou a forma como ele era quimicamente revelado.
15798200604_ca973aed85_b
Vamos então  passar para a parte de como escolher o seu primeiro rolo de filme!
 TRI-X_400_135
Primeiro precisa decidir se você quer fotografar a preto e branco ou a cores.
Tenha em mente que a preto e branco tem uma gama dinâmica mais ampla, e é, portanto, mais permissivo aos erros com a sua exposição. No entanto, se tem seu coração na fotografia a cores, não deixe que isso o impeça.
f436ilford_product_1_media_gallery
Recomendo para começar um rolo com um ISO de 400 a preto e branco ou a cores.
O ISO 400 é versátil por natureza e permitirá que fotografe numa variedade de condições de iluminação.
Os rolos de filme de 35mm vêm em 24 e 36 exposições por rolo.  Recomendo pela diferença de preços os de 36.
Os filmes de formato médio vêm em formato 120 e 220, com o dobro das exposições em 220.
Nem todas as câmeras aceitam filme  220, mas se vai comprar o seu primeiro rolo de filme presumo que não seja certamente de  formato médio mas sim um de 35 mm.
Bons rolos de filme a preto e branco:
  • Ilford Delta 400 ou HP5 Plus
  • Kodak X-400 Tri
  • Kodak T-Max 400
A minha preferência pessoal é para Ilford HP 5 e Delta
Bons rolos de filme para Cor:
Kodak Portra 400
Fuji Superia 400
Mais uma vez, a minha recomendação pessoal aqui seria o Kodak Potra mas ambos são ótimos para começar.
Kodak_Portra_160
Recomendo que faça muita pesquisa on-line e olhe com atenção para muitas fotografias, e que experimente várias marcas para ver o que funciona melhor para si.
O teste é a melhor maneira de encontrar a sua marca preferida para uma determinada situação.
Por fim onde comprar, em casas especializadas de fotografia, ou em casas que se dedicam à fotografia analógica, tais como as que divulgo neste artigo, ou mesmo ne FNAC.

SEM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta