Como escolher o cartão de memória adequado

No mercado, hoje, se você quiser comprar um cartão de memória, você pode achar difícil de escolher o caminho certo. Na escolha deve ter em atenção aos seguintes critérios: tipo, velocidade, preço, capacidade. Se você quiser comprar um cartão de alta capacidade com baixo preço que pode vir com uma velocidade de transferência baixa. Se você deseja comprar um de alta velocidade de transferência e de alta capacidade que pode vir com um preço muito elevado. Se você quiser encontrar um equilíbrio entre ambos, você realmente tem que comprometer a qualidade.

O que é um cartão de memória?

Um pequeno disco de memória removível que pode ser usado para armazenar dados sobre um meio e para transferir os dados para outro meio.

Vamos ver cada um dos critérios que irão ajudá-lo a decidir sobre um cartão de memória em detalhe.

Capacidade:

Um cartão de memória de 32 GB pode armazenar até cerca de 1000 fotografias RAW. Partindo do princípio de que um tamanho de arquivo RAW é de 30MB, em geral, uma Canon 5D MKIII irá produzir um arquivo RAW entre 25-35MB de tamanho. Da mesma forma um cartão de 16GB pode armazenar até cerca de 500 fotografias, e assim por diante. Se você fotografar em formato jpeg, , um cartão de 32GB pode armazenar cerca de 3200 fotografias, supondo que você tenha suas configurações jpeg fina em detalhes, e grande no tamanho do arquivo. Com essa configuração de um arquivo jpeg virá em um tamanho médio de 10 MB em uma câmera Canon 5D MK III.

Tipos de cartões:

Existem muitos tipos de cartões de memória disponíveis no mercado que varia de cartão Micro SD, SD card, cartão CF, M2 (da Sony). Mas existem apenas três tipos de cartões a ser utilizado principalmente no mundo da fotografia cartão, cartão Secure Digital (SD), cartão Eye-fi, Compact Flash (CF).

  • Micro SD

Cartão Micro SD é uma versão em miniatura do cartão SD e concebido para ser utilizado em telefones celulares. Este cartão tem capacidade, bem como restrições de velocidade de transferência. É por isso que é usado principalmente em smartphones, onde se pode armazenar músicas e apps, ou quaisquer outros dados relativamente menos activos.

  • SD Card (secure digital card)

Este tipo de cartão está sendo amplamente utilizado em câmeras digitais, quer em cameras pont and shoot bem como em câmeras profissionais. A restrição na utilização deste cartão é a capacidade de o cartão. A capacidade inicial foi de apenas 2 GB quando introduzido em 1999. Mas como o tempo ea tecnologia progrediu uma versão posterior como SDHC é introduzido com uma maior capacidade de 64GB em 2006 (HC significa maior capacidade). A recente terceira geração do cartão SD foi anunciado em 2009 como cartões SDXC (XC significa capacidade estendida). Este tipo de cartão oferece até 2 TB e aumento da velocidade de transferência.

  • Eye-fi Card 

Estes são os cartões SD originais que vêm com Wi-Fi embutido. Isto permite-lhe transferir os dados para o computador ou um serviço baseado numa nuvem ou até mesmo para o seu Smartphone diretamente, permitindo que você apaguea memória, é como como você fotografar, sem ter a necessidade de substituir o cartão de memória. É ainda possível identificar geograficamente suas fotografias com o serviço sem fio disponível, mas com menos precisãoque um gps.

  • CF (compact flash)

Introduzido pela primeira vez em 1994, cartões de CD têm alta velocidade e alta capacidade. Esta é a razão por que os cartões CF estejam quase sempre na slot para cartão principal em câmeras profissionais. Os cartões SD estão presentes igualando a velocidade e a capacidade de cartões CF, mas os fabricantes de câmeras não estão deixando cartões CF ainda. Eles costumam oferecer slots para tanto um cartão SD e um cartão CF. Isso proporciona algum espaço extra dentro da câmera e economiza dinheiro para o fotógrafo (cartões CF custam aproximadamente o dobro de cartões SD).

Como o nome sugere esta é uma memória flash que auxilia alta velocidade velocidade de leitura / escrita, e tem uma capacidade maior também.

Velocidade:

Todos os cartões de memória vêm com velocidade, seja mencionado ou não. Velocidade aqui significa tanto escrita e leitura. A indicada no cartão é a velocidade máxima que o cartão pode ler, mas a coisa mais importante é a velocidade de gravação. Velocidade de leitura é o tempo necessário para ler os dados a partir do cartão e a velocidade de gravação é o tempo necessário para escrever os dados. Velocidade de leitura Simplificando entra em ação quando você transferir os dados do cartão, escrever velocidade entra em jogo quando você atirar. Em geral, a velocidade de gravação é cerca de metade da velocidade da velocidade de leitura em cartões SDHC.

Os cartões foram classificados em três classes, que são referidos abaixo.

Classe de velocidade mínima

2 –  2MB / s
4 –  4MB / s
6 –  6 MB / s
8 –  8MB / s
10 -10MB / s

Se você usar dois cartões em diferentes velocidades, a mais baixa velocidade é os critérios decisivos para a ravação. Por exemplo, se você usar um cartão CF de 90 MB / s em um slot e um cartão SD com capacidade de 45MB / sec (e você definir arquivos RAW para ambas as placas), então você não terá a vantagem de 90MB / seg e a possibilidade de perder. Você tem que usar os dois slots com a mesma velocidade.
Se você não atualizar para o firmware mais recente para a câmera 5D MKIII, a memória do host irá realizar para UDMA 6, que consome muito mais tempo na limpeza da memória buffer.

Espero ter ajudado.

Divirtam-se e boas fotografias

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEquipamento essencial para fotografia de paisagem
Próximo artigoNovos equipamentos adquiridos
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta