Aprenda a fazer fotografias com bokeh

Bokeh é uma palavra japonesa cujo significado em termos gerais quer dizer “desfocado”

A7s (20 of 26)
50mm 1.8

Mas todos nós já ouvimos falar em bokeh e adoramos ver aquelas fotografias em que temos aquele desfoque delicioso com círculos luminosos por trás da fotografia e que dá aquele ar fantástico às fotografias.

Querem saber como se faz?

Em primeiro lugar precisa saber algumas coisas para poder conseguir boas fotografias com bokeh.

Uma fotografia com bom bokeh vai depender da lente, da iluminação, da proximidade que está do que pretende fotografar.

Usar a lente correta:

Quanto mais abertura da lente, menor o número da abertura que vai usar, lentes com maior abertura têm um numero menor, assim uma lente com uma abertura máxima de 1.8, é sempre melhor do que uma com uma abertura máxima de 3.5.

As melhores lentes para bokeh são as com abertura máxima de 1.4; 1.8; 2.0 até 2.8. Não quer dizer isto no entanto que não consiga fazer excelentes bokeh com lentes de kit da sua câmera.

Abertura da lente:

Selecionar a maior abertura possível da sua lente. (não esquecer quanto menor o numero maior a abertura).

Distancia:

Aproxime-se do que pretende fotografar o mais possível

Foque:

Foque aquilo que pretende que tenha mais interesse, nas fotografias de retrato deve focar sempre os olhos, pois são aquilo que tendencialmente olhamos em primeiro lugar.

Fundo da fotografia:

Coloque o objecto ou a pessoa que vai fotografar longe do fundo que pretende desfocar.

A7s (6 of 26)
50mm 1.8

Agora só treinando muito mas o efeito é sensasional.

A7s (21 of 26)
50mm 2.0