A hora Azul

Ponte 25 de Abril

Imediatamente antes do anoitecer (e pouco antes de a luz dourada do amanhecer) tem a hora azul. Esta deve o seu nome aos intensos tons de azul e estrelas no céu. The Blue Hour é um dos mais utilizados para fotografar a paisagem urbana, como é o contraste do céu azul profundo com as primeiras luzes artificiais de uma cidade, um dos lugares mais fotogênicos para fotografar a hora azul. Em paisagens naturais, é também uma hora amplamente utilizada, especialmente no momento em que, tons ricos do horizonte quentes contrastam com o céu azul profundo.

Apesar de se chamar “Hora Azul”,  deve ter em mente que a duração é bastante menor que uma hora e menor que a da hora dourada. Ao nascer do sol, a hora azul situa-se em apenas cerca de 30 minutos antes de ele nascer, e à noite cerca de 15 minutos depois que o sol desapareceu atrás do horizonte. Depende da situação geográfica onde estamos e da época do ano.

8614703020_6fca14c4ae_k

Paisagem urbana

Quando as luzes se acendem ou estão prestes a apagar o céu está inundado com uma cor azul profunda que contrasta com as luzes quentes que iluminam a cidade, e é um dos momentos mais fotogênicos que pode ser encontrado nas cidades, e o contraste de cor entre o tungsténio, luzes amarelas ou laranja e céu azul saturado complementam perfeitamente.

Definições da Câmara

  • Uma mistura de luz artificial e natural, temperaturas de cor diferentes e intensidades em um modo automático quase certamente irá fornecer uma leitura errada pela sua câmera. Logo, deve corrigir. Esqueça o modo automático. Faça a exposição manualmente e executa vários testes até acertar.
  • Balanço de Brancos: O ideal é fotografar em RAW também pode corrigir com precisão o balanço de brancos em pós-processamento. Se você não usar, terá que fazer vários testes com as diferentes opções disponíveis no balanço de branco a sua câmara, opções como “sombra”, considerando, “nebuloso” ou “fluorescente” tendem a adicionar o calor para a imagem. Faça vários testes até chegar a opção que melhor se adapta os resultados desejados, mas não se esqueça de configurá-lo para manual que tendem a “corrigir” a sua imagem através da remoção de tons frios.

Material necesario

O mesmo que para qualquer fotografia de paisagem.

  • Tripé. Se você não quer aumentar o ISO para níveis muito elevados e perder a nitidez da sua imagem, é melhor que você se faça sempre acompanhar do seu tripé neste tipo de fotografia de paisagem urbana.
  • Disparador remoto ou temporizador ativo na sua câmera.
  • Uma lente grande angular.(opcional)
  • Baterias de substituição
  • Filtros

Alguma inspiração

  • Fotografia de longa exposição: Tente combinar um magnífico céu azul com objetos como carros, motos ou comboios em movimento.
  • Procure por reflexos interessantes. Rios, lagoas, água num copo … o que vier à cabeça, dê uso à sua imaginação inesgotável.
  • Procure por linhas interessantes nas suas composições.
  • Experimente as linhas dos  edifícios.
  • Tente enquadrar horizontalmente e verticalmente.
  • Retrate o movimento, o fluxo das cidades e a atmosfera do acordar da noite.
  • Não se esqueça de que sua imagem deve ter sempre um centro de interesses evidente.
  • Pesquisar cores complementares que contrastam uma com a outra.
  • Seja criativo.

13227507635_ace1f69fbd_k

14642910661_126eb136d5_b