Como fotografar comida

Deixo aqui alguns conselhos de como obter os melhores resultados para quem quer fazer um blog sobre comidas, bebidas ou apenas postar fotografias nas redes sociais.

Procure encontrar tons de fundo que complementem a fotografia

fotografar comida

Quando quiser fotografar bebidas não se esqueça que existe uma semi transparencia no objecto que vai fotografar, procure encontrar um fundo com tons que não sejam muito distractivos e por outro lado abuse de grandes aberturas para produzir desfoque(bokeh) no plano de fundo, assim conseguirá que toda a atenção vá para a bebida que fotografou.

Mantenha a simplicidade

fotografar comida

Quando os pratos a fotografar não são muito elaborados, pense como pode chamar a atenção para o detalhe, no caso o prato foi levado até à extremidade da mesa e a fotografia foi captada de cima para baixo de modo a produzir desfoque no fundo, e verifique como o fotógrafo rodou o prato de modo a dar um ponto de cor nos pimentos, chamando a atenção para o detalhe e concentrando a nossa atenção no ponto central de interesse.

Tenha sempre as linhas e as texturas em mente

fotografar comida

Fotografar comida com uma mesa de madeira como fundo é um conselho importante, e fica sempre  bem, dando um look rústico e campestre mas tenha em atenção as linha das tábuas, e verifique se o seu prato não é demasiado elaborado, para não se perder num “mix” de texturas muito distractivas.

Use o contraste natural a seu favor

fotografar comida

Nesta fotografias as sobras fortes ajudam a fazer com que o fundo seja menos interessante e para além disso ajuda a fazer com que a cor do whisky se destaque, o forte contraste do escuro com a cor da bebida faz com que a nossa atenção seja focada no nosso ponto de interesse.

Quando uma grande angular pode ser útil

fotografar comida

Por vezes vai ter necessidade de fotografar um conjunto de pratos, e é aí que vai necessitar de uma grande angular, tente fotografar de cima para baixo, um escadote ou um andaime podem fazer a diferença e vai conseguir ter todos os pratos focados ao mesmo tempo.

Todos os detalhes são importantes

fotografar comida

Esta fotografia mostra um cocktail feito à base de chá, o fotógrafo teve o cuidado de colocar potes de chá por trás no fundo e “abusando” de uma lente com uma grande abertura desfocou o fundo deixando um “bokeh” delicioso pontilhado de aromas de chá dando um fundo colorido e quente.

Pense no seu plano focal

fotografar comida

Nesta fotografia o fotógrafo tentou focar a comida e desfocar os pontos de menor interesse, se repararem a verdura atrás encontra-se ligeiramente desfocada em relação ao ponto de interesse que no caso é a comida que pretendemos com que os nossos olhos se direcionem em primeiro lugar.

Aproveite a luz natural na altura certa

fotografar comida

Fotografar com luz natural é uma enorme vantagem de determinadas épocas do ano, pois permite fotografias com sombras suaves, as melhoras alturas do ano para fotografar perto de uma janela são aqueles dias nublados que permitem sombras suaves, fazendo com que toda a fotografia fique harmoniosamente iluminada.

Tire vantagem da composição do prato

fotografar comida

A decoração do prato ou a forma como a composição do mesmo foi elaborada pode ajudar na sua fotografia, na fotografia em questão o fotógrafo optou por usar o branco de fundo do prato e focou-se apenas nos alimentos fazendo uma composição quase como se fosse uma fotografia feita em estúdio.

Use e abuse da cor para dar vida ao que interessa

fotografar comida

Por vezes fotografar uma bebida pode ser complicado, reparem como na fotografia acima o fotógrafo conseguiu tirar proveito do dourado do nectar ajudado por um fundo desfocado que ilumina a cor da bebida fazendo com que o nosso olhar se foque no que realmente interessa.

Deixar uma resposta